sexta-feira, 22 de abril de 2011

Gauss


Este é o Gauss, um poodle muito guerreiro.

Ele já tinha passado por uma cirurgia por causa de cálculo na bexiga e, como se não bastasse, na mesma época começou a apresentar dor no pescoço e a caminhar com dificuldade, quando descobriram que ele tinha também problema de disco intervertebral na região cervical e vários bicos de papagaio pela coluna.

Com os medicamentos, ele até começou a melhorar. Mas infelizmente, voltou a piorar e quando fui atendê-lo pela primeira vez ele estava tetraplégico.

O tratamento recomendado inicialmente foi a cirurgia, mas a família do Gauss relutou e decidiram poupá-lo de mais uma cirurgia e então tentar a recuperação tratando com acupuntura.

Após a primeira sessão ele começou a se arrastar usando as patas da frente, mas a parir daí a recuperação do Gauss foi relativamente lenta. As sessões eram super difíceis, pois o Gauss não gosta muito de ser manipulado e era frequente se revoltar, até já levamos umas mordidas dele. O cirurgião conversou novamente sobre a cirurgia, mas o Guass tinha muita força de vontade e os seus "pais" estavam determinados em vê-lo recuperado com a acupuntura e foram persistentes. Chegou num momento em que eu mesma comecei a ficar preocupada se o Gauss realmente voltaria a andar.

Depois de 6 sessões, finalmente um sinal de que estava valendo a pena: o Gaus começou a controlar a micção. Dali mais 6 sessões, mais esperança: ele começou a se levantar sozinho e conseguia dar uns 2 passos! A partir daí, os passos foram aumentando, passou a andar pela casa inteira, e hoje ele até arrisca uns pulinhos com as patas de trás.

O Gauss é um grande exemplo de determinação e persistência. Ele é mito forte, colaborou muito, mas certamente se pertencesse a uma outra família, seu destino poderia ter tomado outro rumo. Hoje nos encontramos uma vez por mês para uma "manutenção" e ele está muito bem, não dá pra dizer que ele já esteve tetraplégico.

No final do tratamento ele mudou de visual, por isso parece que são dois cães diferentes, mas é o Gauss mesmo. É só reparar no olhar e no excesso de gostosura que continuam iguais.

4 comentários:

aleSOOdj disse...

Realmente, esse amiguinho me ensinou que querer é poder. E graças ao trabalho dessa fantástica profissional e um anjo de pessoa, o Gauss está andando e correndo novamente.
Esse amiguinho é a prova de que gostar e lutar pela vida, derrubam as barreias impossíveis que cruzam nossa frente.
Graças a Deus.

Acupuntura em Cães e Gatos disse...

Obrigada pelo comentário e pela oportunidade de fazer mais um cãozinho feliz!

Sheila Lopes disse...

Nossa, o Gauss ficou irreconhecível mesmo!
Podemos perceber como o amor e dedicação podem fazer a diferença na vida desses peludinhos!

aleSOOdj disse...

Oi Rika, o Gauss esta ótimo. Parece que nada ocorreu! Beijo grande, Ale, Monica, Kenzo e Gauss