sábado, 9 de abril de 2011

Suli




Esta garotinha é a Suli. Muito lindinha, mas acreditem, o que tem de fofura tem de braveza também.

A Suli foi mais uma vítima daquela doença cruel, a cinomose. No começo foi tratada como problema na coluna, mas depois do diagnóstico correto foi devidamente tratada para eliminar o vírus e só depois veio fazer acupuntura, a fim de tratar a sequela.

Quando vi a Suli pela primeira vez ela estava tetraplégica, completamente incapaz de coordenar seus movimentos e não conseguia nem se arrastar. Além disso, tinha dificuldade para apreender comida, engolir, seu latido tinha ficado bem mais fraco e rouco, não estava dormindo bem à noite e frequentemente ficava com a boca com tiques (mioclonia).

Na segunda sessão a sua famíla já veio mais animda, contando que ela tinha conseguido ficar em pé uma vez. Para quem nem se arrastava, foi uma grande evolução em tão pouco tempo. Nesse mesmo dia ela começou a tomar fitoterapia.

A partir daí, a Suli foi só melhorando: começou a caminhar caindo pra um lado, depois passou a ter mais força nas patas de trás e conseguindo se agachar, passou a dormir bem, seu latido voltou ao normal, ficou com a mastigação perfeita, e até pulando só com a as patas de trás…

Na sétima sessão ela recebeu alta, pois ficou bem mesmo fazendo sessões com intervalo de um mês e suspendendo o fitoterápico.

A recuperação rápida da Suli surpreendeu não somente a seus familiares e os vizinhos, como também à veterinária que cuida dela e até mesmo a mim. O caso dela foi tão legal que levamos um trabalho sobre seu tratamento no último Simpósio de Neurologia Veterinária para todo mundo ver que animais com cinomose têm chance de sobreviver e seguir uma vida com qualidade.

Hoje, quem vê a Suli não diz que ela passou por tudo aquilo, pois está levando uma vida completamente normal.

Sabemos que há muitos cachorrinhos com cinomose ou com sequela de cinomose por aí. Minha esperança é que muitos deles recebam a mesma chance que a Suli teve e possam voltar a ter uma vida feliz.

Um comentário:

Débora disse...

Que bom saber que a tetraparesia da sequela da cinomose tem cura, meu filhote de poodle tem 3 meses hoje e já fáz tratamento para cinomose a 25 dias.
Hoje ela já está tetraplégica mas responde bem ao tratamento espero salva-lá. Parbéns a todos que fazem esse trabalho maravilhoso pelos nossos bichinhos!!!! (Débora Ribeiro - Ocauçu/SP)