segunda-feira, 14 de abril de 2008

Acupuntura em Cães e Gatos

Acupuntura em Cães e Gatos

A acupuntura (acus= agulha; puntura= punção) é definida como a estimulação de pontos específicos do corpo, resultando no efeito fisiológico desejado e assim ajudando o corpo a curar-se a si próprio.


A acupuntura é o tratamento de escolha para muitos problemas de ¼ da população do planeta e atualmente está sendo utilizada por um número cada vez maior de veterinários no tratamento de vários distúrbios em seus pacientes.

De acordo com a filosofia chinesa, a doença é um desequilíbrio da energia no corpo. A acupuntura busca equilibrar o corpo ao corrigir o fluxo de energia e, assim, curar o animal.

A acupuntura afeta todos os sistemas fisiológicos e age principalmente por meio do sistema nervoso central, afetando os sistemas musculoesquelético, hormonal e cardiovascular. A forma como age depende da condição que está sendo tratada e dos pontos que estão sendo utilizados.

O tratamento pela acupuntura estimula o sistema nervoso, melhora a circulação sanguínea, alivia os espasmos musculares, ajuda na liberação de hormônios como a endorfina e o cortisol, e ainda estimula os sistemas de defesa do corpo. A acupuntura tem também efeito calmante, semelhante ao efeito de drogas ansiolíticas, que diminuem a ansiedade, como o Valium e o Lexotan.